Hoje, 24 de Outubro, faz 2 meses que eu e o Douglas colocamos os pés no nosso tão amado apartamento ♥
E ao longo desses dias, temos aprendido como se adequar a nova vida e se encaixar na cultura alemã. Porém, existem alguns costumes germânicos que são um pouco "complexos" de entender ou até mesmo de aceitar...
Então, aqui vai a listinha das 10 MAIORES ESQUISITICES GERMÂNICAS, na minha singela opinião:
1. Efeitos Sonoros Corporais
Os alemães não tem a menor cerimônia em produzir "efeitos sonoros corporais", seja no trem, no restaurante ou no meio da rua. Já presenciei pessoas arrotando consideravelmente alto no meio do metrô lotado (e ninguém pareceu se importar com isso)...
Eles assoam o nariz em QUALQUER lugar. Não importa se você está em uma entrevista de emprego ou tomando chá com a Rainha da Inglaterra. E eles não são nada discretos (em outras palavras, parece ate uma corneta!). E se você, assim como eu, não se sente a vontade de assoar o nariz num lencinho no meio da rua e prefere dar uma "fungadinha" de leve, prepare-se para receber olhares de desaprovação. É falta de educação fungar na Alemanha! O "certo" é pegar o seu lencinho do bolso, assoar quantas vezes forem necessárias (no mesmo lencinho!) e guardar novamente no bolso.
Uma vez, minha professora de alemão contou que perguntou pra um grupo de amigos alemães o porque de eles soltarem PUM sem a menor descrição, sem ir ao menos no banheiro para fazer isso. Ela recebeu como resposta "ué, se eu não soltar, eu vou ficar com dor de barriga!".
2. Coisas sem sentido da língua alemã
Esse tópico não é relacionado exatamente a um costume, e sim a algumas "individualidades" da língua alemã.
Por exemplo, no alemão TODOS os substantivos começam com letra maiúscula, não importa se eles não sejam nomes próprios ou estejam no meio da frase!
Outro exemplo:
Na língua portuguesa, organizamos as palavras em gênero feminino e gênero masculino. No Alemão, temos além desses dois, o gênero "neutro".
Aí você pensa: "ah, o neutro deve ser para objetos!"
E eu te respondo com isso:
O homem - masculino
A mulher - feminino
O menino - masculino
A menina - NEUTRO!!!
Lógica... A gente NÃO vê por aqui! :)
3. Receita médica pra tudo!
Se você está com aquela dor de cabeça chata e quer ir na farmácia comprar uma dipirona...
Esqueça! Eles não vão te vender se você não tiver uma receita médica pra comprá-la.
Até para comprar anticoncepcional, você vai precisar de uma receita.
4. Idosos não tem preferência
Se você é aquele tipo de pessoa que finge estar dormindo no ônibus só para não dar o seu lugar pra algum senhor de idade, seu lugar é na Alemanha.
Aqui, idoso não tem preferência nem mesmo na fila do banco.
Claro que tem lugares reservados para eles nos ônibus, mas o costume de alguém levantar de um lugar normal para deixar o idoso sentar é consideravelmente raro.
Esse é um tipo de costume que eu e o Douglas não conseguimos e nem queremos adquirir.
Acho muito errado ter uma mulher e seu filho de 5 anos ocupando 2 acentos, enquanto uma senhora de idade está em pé se equilibrando na barra do metrô. Mas, cultura é cultura...
5. O Pedestre
O pedestre alemão é muito engraçado. Não importa se não tem sequer uma formiga passando na estrada, se o sinal para atravessar não estiver verde, ele não atravessa. Não importa se você for perder o ônibus por causa disso.
Falando nisso, algo muito legal aqui é que a faixa de pedestres funciona aqui! Os carros quase sempre param quando tem alguém esperando pra atravessar. Só tome cuidado pra não esperar no meio da ciclovia, você está propício a receber buzinas ou reclamações rabugentas de algum ciclista estressado. Mas, se você está parado feito um tonto na ciclovia, não pode reclamar né? Eu já fiz isso algumas vezes, por pura distração. É bom levar uma buzinada pra ficar ligada hahaha
6. As Meias!
Quando você vai visitar algum alemão, não é bem visto entrar com os sapatos. O correto é deixá-los na porta e entrar de meias.
Geralmente, os alemães tem os famosos Hausschuhe, os sapatinhos de ficar em casa, especialmente para os convidados. É tipo uma pantufinha.
Talvez por isso que se você vai em uma loja comprar meias, 10% delas são brancas. A grande maioria é preta. Também tem uma sessão só de meias SUPER coloridas, com bichinhos, bob esponjas, entre outros... Tipo meia infantil, mas para pés 42!
7. Incapacidade de improvisação alemã
Não sei se é porque eu venho de um país onde tudo tem um "jeitinho"... Mas aqui é o total oposto disso!
Os alemães são tão regrados, mas tão regrados, que quando acontece algum problema que não esperavam, ficam tão perdidos que não sabem como agir.
Uma vez li num blog que o cara foi em uma pizzaria e pediu metade mussarela e metade calabresa. O atendente ficou sem saber o que fazer e falou que não tinha! E o amigo dele (que era alemão) disse "Mas por que você não pode se decidir por um sabor apenas?"
Eu e o Douglas fomos fazer minha conta bloqueada no banco, para que eu pudesse fazer meu curso de alemão. Geralmente as pessoas fazem esse contrato por 1 ano, mas como eu volto em agosto, pedi pra fazer por 10 meses. A atendente falou "eu não sei se dá pra fazer assim..." e ficou toda atrapalhada. No fim das contas, ela acabou fazendo, mas deve ter ficado meio contrariada!
Uma vez, eu e o Douglas vimos nosso ônibus chegando e saímos correndo pra pegar ele a tempo.
Infelizmente, quando chegamos, ele já havia saído do ponto e estava parado no sinal vermelho (ele tinha andado uns DOIS METROS do ponto de ônibus) e se recusou a abrir a porta pra gente (mesmo parado no sinal vermelho!).
8. Criatividade Alemã
Apesar de não saberem improvisar em certas circunstancias, na questão estética eles são bem criativos!
Como já disse em outro post, aqui em Berlim é comum você sair na rua com moicano azul, piercing no nariz, na boca, na sobrancelha, na bochecha, uma roupa toda rasgada e não atrair nenhum tipo de olhar ou comentário negativo.
Você pode andar como você quiser! As pessoas não se importam se você está na moda ou não, se está agradando a sociedade ou não.
Eu mesma já encontrei uma mulher trabalhando no caixa do supermercado e ela tinha alguns piercings no rosto e tatuagens nas mãos. E estava lá, trabalhando. E ninguém parecia se importar com isso.
Na verdade, eu acho isso demais! Você fica até mais tranquilo ao sair na rua sabendo que ninguém vai falar "nossa, ela tá usando aquela roupa DE NOVO!"
Aqui em Berlim, eu tenho visto muitas meninas usando um corte de cabelo estilo Pe Landucci,
sabem? Com um lado do cabelo raspado.
Eles simplesmente andam como eles quiserem e é assim que tem que ser mesmo!
Outro fato interessante é ver os casais homossexuais andando de mãos dadas pela rua, sem nada a esconder e, o melhor de tudo, sem atrair olhares críticos ou comentários julgadores.
Eu não sei se nos outros lugares da Alemanha é assim também, mas em Berlim você pode ser do jeito que você quiser e cada um no seu quadrado!
Pe Landucci |
9. Bipolaridade Alemã
Você com certeza já ouviu alguém dizer "os alemães são frios" ou "os alemães são super sérios".
O fato é, não! Os alemães não são frios! O que acontece é que os brasileiros acabam de te conhecer e já te dão beijo no rosto, já riem, fazem piadinhas e já são amigos de infância em menos de 5 minutos.
Na Alemanha, o processo é um pouco mais lento.
E o jeito deles é MUITO diferente do jeito brasileiro de ser.
Uma vez, nós estávamos no trem indo pra Füssen, e o fiscal pediu pra ver nossos tickets e nós esquecemos de escrever nosso nome neles. Ele pegou a caneta e falou bem sério "COLOQUEM O NOME DE VOCÊS!".
Nós colocamos e ele saiu pra olhar os tickets dos outros passageiros. Eu, na minha inferioridade de julgar as pessoas sem conhecer, já falei "credo, que cara grosso!".
Eis que alguns minutos depois, o mesmo fiscal volta, depois de ter concluído o trabalho dele, e vem conversar justamente conosco! Falando do quanto o dia estava lindo, perguntando de onde a gente vinha e elogiando o Brasil. A simpatia em pessoa!
E isso aconteceu algumas vezes! Num primeiro momento, acharmos que a pessoa era estúpida e grosseira e 30 segundos depois a pessoa se mostrou super gentil, educada e simpática.
Bipolaridade alemã?
Não! É apenas o jeito deles mesmo!
Só nos resta treinar o cérebro a não pensar que a pessoa é um ogro antes de dar tempo para ela se mostar como realmente é.
10. A bebida
No Brasil, se você quer chamar uns amigos pra sua casa, você logo pensa "vou fazer um churrasco", ou pedir umas pizzas... Tudo em torno da comida.
Na Alemanha, não é bem assim.
Eles se importam muito mais com a bebida do que a comida em si.
O Douglas conheceu algumas pessoas no trabalho dele que almoçam pão!
Uma conhecida minha morou uns tempos numa casa de alemães e eles almoçavam PUDIM!
Agora, quando o assunto é bebida...
É comum você ver pessoas andando com garrafas de cerveja na mão às 10 horas da manha em um dia de semana.
Eu mesma já vi meninas lindas, arrumadas, até meio patricinhas mesmo, segurando uma garrafa de cerveja, tomando direto do bico, no meio do metrô!
O Douglas viu no mercado um casal de velhinhos (velhinhos mesmo, tipo baixinhos, fofinhos, estilo vó Marli e vô Dino), e no carrinho deles tinha nada mais, nada menos que QUATRO CAIXAS de cerveja!
Não, você não leu errado! Não eram 4 garrafas, eram 4 CAIXAS! Que meigo, não?
Ah, e não importa se a cerveja não estiver gelada. Eles bebem cerveja na temperatura ambiente mesmo...
Oktoberfest apenas em Outubro é para os fracos, não é mesmo? hahaha
Bom gente, sei que o post ficou bem longo!
Mas eu gosto de compartilhar minhas experiências com vocês!
Apesar dessas "peculiaridades" e costumes um pouco estranhos, a cultura alemã num geral é incrivel e apaixonante!
O que vocês acharam dos costumes dos alemães? Vocês conseguiriam se adaptar com todos?
Me contem nos comentários! :D