24 novembro 2013

Curso de Alemão na Alemanha

Hallo Brasil!

Hoje vim contar pra vocês sobre a minha experiência na escola de alemão!


No primeiro dia de aula, fui até a minha sala e ainda estava trancada. Mas já tinham alguns alunos esperando para entrar. 
Comecei a conversar e perguntar de onde cada um era e logo percebi que eu tinha acabado de entrar em uma torre de Babel!

Tem gente da Itália, da Rússia, da Venezuela, da China, da Polônia, da Coreia... 
E como eu sou uma pessoa MUITO sortuda, eu sou a única brasileira =(




Mas o pior não é ser a única brasileira. A questão é que tem varias pessoas que falam a mesma língua. 
Então, no momento do intervalo geralmente era assim:

Na minha esquerda, dois italianos conversando.
Na minha direita, dois poloneses conversando.
Na minha frente, dois coreanos conversando.

E eu... Bom, eu geralmente ficava assim o intervalo inteiro:




Mas não dava pra ficar o tempo todo nessa situação, né?
Eu precisava urgentemente fazer amizades!
Como estou no nível A1.2 de alemão, é o começo do começo do começo do estudo da língua.
Ou seja, não é nem perto do suficiente para manter uma conversa que dure mais que 2 minutos...
E o meu inglês... É indígena!
Como eu iria conseguir fazer amizades?

Foi aí que comecei a prestar um pouco mais de atenção nos outros alunos. 
A maioria também tinha um inglês indígena e para conversar entre elas, misturavam inglês, alemão e mímica!

Essa era a estratégia! E eu comecei a por em prática.

Em apenas uma frase eu falava inglês, alemão e até mesmo um pouquinho de espanhol, dependendo da pessoa que eu tava conversando. 
E quando nada disso resolvia, a boa e velha mímica resolvia tudo.

E foi assim, por incrível que pareça, que comecei a fazer minhas primeiras amizades!


Eu fazendo amizades!


Toda vez que eu falava que era do Brasil, recebia como resposta "Futebol! Carnaval! Michel Teló!". 
Alguns ainda arriscavam um pouco mais, dizendo que a capital do Brasil (o Rio de Janeiro!!!) era muito bonita. 
Quando eu explicava que a capital não era o Rio, eles ficavam com uma cara impagável
Quase tao engraçada quanto a cara que faziam quando eu falava que brasileiros falavam português, e não espanhol!




E assim, eles foram aprendendo sobre o Brasil e eu aprendendo sobre os vários países que ali me rodeavam!
Aprendi que para dar oi em Polonês, você tem que falar "dzień dobry".
Tentei desenhar a palavra "Obrigado" em chinês, que é exatamente assim: 謝謝
Minha tentativa (sem o menor sucesso) rendeu algumas risadas!

Ah, e agora eu sei escrever "meu nome é Juliana" em russo!
Fica assim: Меня зовут Юлиана

E são nessas horas que eu acho o Alemão uma gracinha! hehe




Nos primeiros dias, a aula foi dada por um professor bem engraçado e eu conseguia entender consideravelmente bem o que ele dizia. A aula era totalmente em alemão, mas ele falava devagar e apenas frases simples. Então tudo estava indo muito bem!

Até o dia em que ele nos contou que dividia as aulas com outra professora e que no dia seguinte seria ela que daria a aula.
Essa professora chegou na aula falando rápido e usando palavras que eu nao fazia ideia do que significava!
O primeiro dia de aula com ela, eu passei a tarde inteira assim:




E o segundo dia não foi diferente. E nem o terceiro.

Essa professora tem o hábito de pedir pra algumas pessoas lerem o enunciado do exercício, ou tentarem responder as perguntas dela... 
Enfim, ela se esforça ao máximo para que a gente tente falar em alemão.
E quando era a minha vez de falar... Eu me embolava inteira!

Gente, como pode isso? Eu sabia pronunciar as palavras, mas quando ela pedia pra ler, eu falava tudo errado! hahahaha


A cara da minha professora quando me ouvia falando em Alemão!


A questão é que não era suficiente apenas ir às aulas e fazer as tarefas em casa. Eu precisava realmente estudar pra poder acompanhar a turma. 
E foi aí que começou a minha rotina de acordar todos os dias as 7:30 da manha pra começar a estudar. (Detalhe que a minha aula só começa 1 da tarde!)

Mas aí as coisas começaram a melhorar.
 Eu já não ficava tão perdida na aula dela e conseguia entender melhor. 
O problema é que ela percebeu que eu tava conseguindo acompanhar! 
E ela passou a me pedir cada vez mais vezes pra ler em voz alta, pra responder as perguntas dela, etc... 
Mas agora eu já não to mais me atrapalhando tanto hehe
E lá estava eu... "Falando" em alemão! 


Ou pelo menos tentando!


Claro que ainda falta muito (e bota muuuuuuuuuuuuuuito nisso) pra eu conseguir concluir o básico do básico dessa língua do capeta, digo, dessa língua linda e maravilhosa.
No próximo post, mostro pra vocês como está sendo a minha rotina de estudos!


Ah, já ia me esquecendo!
Conheci uma menina da minha turma que é de Portugal! Ela morava em Lisboa e adooora o Brasil!
Disse que só passa novela brasileira lá e ela adorava assistir Caminho das Índias! 
É apaixonada por Luan Santana e Ivete Sangalo hehe
E é ótimo conversar com ela porque, apesar do sotaque, escutar o português depois de 3 horas de alemão é maravilhoso.
Eu lembro que quando descobri que ela falava português, eu fiquei muito feliz!


Eu descobrindo que alguém fala português!


Tá,
Tenho que admitir... 
Eu fiquei muito mais que feliz que aquilo ali...
Eu quase dei um treco!


Agora sim! Essa reação tá bem mais próxima da minha.
Faz de conta que o colar é alguém falando em português!


E é isso, meu povo.
Essa experiência está sendo única em minha vida!
Conheci muita gente legal, to me divertindo e aprendendo bastante nas aulas!
Adorei a escola, os professores são super atenciosos e a estrutura é ótima também.

Espero que tenham se divertido!
Até a próxima, gente!

Tschüss!





Um comentário:

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHAH man, to me acabando de rir aqui com seu post! Lembro bem como foi comigo! uhahuhaahuahu Mas logo logo vc vai ver como melhora!!!
    Continua postando!!!!
    Beijooooo

    ResponderExcluir